quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Visitantes da Grande SP podem chegar a 15% do público de Barretos

Antes praticamente restrito ao público tido como sertanejo, caipira ou genérico do country norte-americano, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos abarcou os paulistanos que adotaram a trilha sonora dos rodeios em baladas da elite.

Cada vez mais moradores da capital ou da Grande São Paulo têm se deslocado para o interior do Estado em agosto para usar botas, chapéus e fivelas no evento, que neste ano está em sua 56ª edição. Esse público só perde para o do próprio interior, e empata com o mineiro.
A visitação, que começou tímida no início da última década, passou a deslanchar em 2007, quando um em cada dez visitantes era proveniente da capital ou da Grande São Paulo. No ano passado, o índice chegou a 14% e, para este ano, a organização projeta ao menos 15%.
Embora estatisticamente a oscilação esteja na margem de erro, Os Independentes, entidade que organiza a festa desde 1956, aposta no avanço por causa de ações desenvolvidas em São Paulo e no sertanejo universitário, que rompeu o que qualificam como "preconceito" que existia até então.


Entre as ações para atrair esse público está um pacote vip que inclui passagens aéreas (até Barretos, cujo aeroporto não tem voos comerciais), traslados e ingressos para camarote, por R$ 1.500.
"É um público que passou a gostar de rodeio, por causa de festas existentes nas cidades do entorno da capital", afirmou Marcos Murta, presidente de Os Independentes.
Mas há pacotes para outros bolsos, a partir de R$ 480 (sem ingresso), na agência de Marcos de Camargo, que deve levar 90 pessoas para Barretos no próximo final de semana. "Quem vai da capital é por causa do sertanejo", afirmou ele.
A previsão é que ao menos 900 mil visitantes estejam no Parque do Peão, abrigado em uma área de 78 alqueires, até o próximo domingo.
Entre eles estarão os amigos Carlos Aguiar e João Carlos de Oliveira, que pela terceira vez deixarão a capital para "comer poeira" no inverno barretense. "A gente gosta de música sertaneja, e é o que encontramos em Barretos. É a capital do estilo", disse Aguiar.
Para Oliveira, a festa dita o ritmo do segmento ao longo do ano. "Ouvimos músicas em Barretos que, meses depois, ouviremos nas rádios."
O estudo de origem do público foi feito pelo instituto Portal, tendo como universo os visitantes da Festa do Peão em três dos 11 dias do evento, com intervalo de confiança de 95,5% e margem de erro de 4,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog - Suas Musicas Preferidas

QUAL A MELHOR DUPLA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO DO MOMENTO?

Translate