terça-feira, 23 de agosto de 2011

ACIDENTES EM BARRETOS - DA DOR DE CABEÇA NA ORGANIZAÇÃO

Touro pula grade e invade arquibancada em Barretos:

Touro pula grade e invade arquibancada em Barretos
Um touro pulou a grade e teve de ser laçado na arquibancada do estádio de rodeios na noite desta segunda-feira na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

O incidente foi registrado no primeiro dia de disputa do Top Brasil Interestadual, que antecede o Barretos International Rodeo, que começa na quinta-feira.

Com as arquibancadas praticamente vazias --o dia é o de menor público no evento--, o animal foi imobilizado pela equipe de manejo do rodeio e, segundo a organização da festa, ninguém ficou ferido.

De acordo com o diretor de rodeio da Festa do Peão, Marcos Abud, o caso é inédito na festa. "Nunca vi [um touro] pular desse jeito. Parece que ele tinha mola nas patas", disse.

Abud descartou a possibilidade de aumentar as grades que fecham a arena. "Não vejo risco, não precisa mudar nada. Fazemos isso há 30 anos e nunca tivemos problema", afirmou.

A assessoria de imprensa da festa, no entanto, disse que os organizadores estudam a possibilidade de elevar a cerca --que atualmente mede 2,20 m.

O rodeio entre Estados, que reúne 75 peões em 15 equipes, termina amanhã. Peões dos três Estados mais bem classificados estarão selecionados para participar do rodeio internacional.


Morte de bezerro em rodeio pode gerar ação por formação de quadrilha:

Morte de bezerro em rodeio pode gerar ação por formação de quadrilha
A ação de entidades de proteção animal contra a Festa do Peão de Barretos será por formação de quadrilha. A representação, na Promotoria Criminal, será feita por conta da morte de um bezerro na sexta-feira. O animal foi sacrificado depois da prova bulldog, em que o peão precisa derrubar o bezerro com as mãos.

De acordo com o presidente da ONG PEA (Projeto Esperança Animal), Carlos Rosolen, serão denunciados a associação Os Independentes, que organiza o evento, o veterinário responsável e o bulldogueiro Cesar Brosco. 'Eles sabiam que isso poderia acontecer e assumiram o risco', afirma Rosolen.

O PEA deverá ratificar a ação que será feita pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, entidade que congrega várias associações. Para Sônia Fonseca, presidente do fórum, a morte do bezerro é a prova de que há maus-tratos contra animais dentro dos rodeios.

O fórum também irá pedir à Justiça que esse tipo de prova seja eliminado. A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), que levará o caso ao recém criado Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, do Ministério Público, também ingressará com ação semelhante.

Há quatro anos, a prova do laço foi banida por causa da falta de um redutor de impacto nos animais.

Por meio da assessoria de imprensa, a organização informou que a ANB (Associação Nacional de Bulldog) e o Centro de Estudos do Comportamento Animal analisam se o competidor infringiu as regras durante a prova. A ANB deverá definir as providências depois da divulgação do laudo, que não tem data para ficar pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog - Suas Musicas Preferidas

QUAL A MELHOR DUPLA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO DO MOMENTO?

Translate